-
Arquitetos: Alexander Hills Architects
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing inicial para este projeto de fazenda na costa norte de Norfolk estava focado em converter os estábulos em acomodações acessíveis para o pai do cliente, que usava cadeira de rodas. Conforme avançamos, surgiram diversos desafios relacionados ao acesso, uso e vistas, levando-nos a uma expansão significativa do escopo original.
Nossa resposta começou com a criação de uma nova "espinha dorsal" de acesso, em torno da qual tudo mais poderia ser organizado. Propusemos uma nova abordagem de acesso, direcionando os visitantes do portão principal para o jardim, onde poderiam desfrutar da vista do Vale Glaven e do sol abundante de Norfolk. Para acomodar a cozinha central, a deslocamos para o coração da casa principal, convertendo os estábulos e adicionando uma extensão generosa com telhado curvo. Além disso, reestruturamos os espaços de serviço adjacentes e refinamos a fachada para uma abordagem mais coesa.
Essas mudanças foram projetadas não apenas para otimizar a disposição dos espaços, mas também para garantir a acessibilidade e a integração perfeita entre interior e exterior. Mais importante ainda, elas permitem que um usuário de cadeira de rodas participe da vida familiar com facilidade e dignidade e possa se conectar com várias atividades em seus próprios termos.
As extensões foram concebidas com estilos arquitetônicos distintos. A ampliação do bloco de serviços, mais alinhada com os processos agrícolas, tem um tratamento robusto de madeira/tijolo/sílex em linha com o estilo vernacular do século XIX, enquanto a oeste, inerentemente mais familiar e privada, usa um telhado de zinco patinado em colunas de madeira com grandes janelas de correr. Visto pelo jardim, a extensão de zinco é proposital e abstrata: como uma forma contemporânea leve que introduz luz ambiente da claraboia e luz ativa adicional das janelas voltadas para o oeste.